quarta-feira, 6 de abril de 2016

Alimentos saudáveis - Dia Mundial da Saúde






Alimentos Saudáveis


Adote uma estratégia de alimentação saudável, comece a incorporar os alimentos contidos nesse artigo em sua dieta, montado especialmente para o dia 7 de Abril de 2016, O Dia Mundial da Saúde, para você ficar por dentro dos melhores alimentos que vão deixar seu corpo mais saudável e rico em nutrientes que fará você viver mais e melhor.

Quais os ingredientes que devem ser incorporando em nossas dietas regularmente?
Aqui estão alguns exemplos de alimentos saudáveis, além de algumas sugestões de preparação simples e deliciosas.



Cogumelos

Tem proteína igual a carne e lhe satisfaz, um substituto de carne que pode reduzir até 400 calorias de uma refeição.
Eles também podem proteger contra o câncer de mama, ajudando a regular os níveis de estrogênio de uma mulher.
Tente isto: Refogue os cogumelos até ficarem macios. Adicione um pouco de vinho branco e cozinhe até evaporar. Sirva sobre o peixe assado ou frango. Ou tente bife grelhado, cogumelo, e salada de feijão verde.

Cevada

Outro lutador contra o colesterol alto e com alto teor de fibras.
Durante a semana use o grão ou faça um cozimento rápido.
Pouco tempo? Compre cevada descascada, ou o farelo.
Tente isto: Adicione os cogumelos salteados com vinagre de xerez e a cevada cozida.
Ou tente Salada cremosa de cevada com maçãs.

Nozes

Uma surpreendente fonte de ácidos graxos ômega-3.
Essas são as gorduras que diminuem o mau colesterol (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL).
Tente isto: Para um lanche saudável, pegue um punhado de nozes com alguns figos secos e algumas sementes de anis. Como os ingredientes combinam juntos, o anis libera sabor.
Ou tente salada de milho com queijo e nozes .

Massas Integrais

Contém três vezes mais quantidade de fibra servida como a variedade de sêmola típica.
Comprar massas integrais de supermercado pode ser feitas com grãos, mas não com inteiros.
Tente isto: Misture a massa de grãos inteiros com pesto, rúcula picada e as raspas de limão raladas. Ou tente espaguete com espargos.

Manteiga de Amendoim ou de Amêndoa

Gorduras monoinsaturadas são saudáveis para o coração, pois são ricas em proteínas.
Escolha aqueles com apenas dois ingredientes de nozes e sal.
Tente isto: Misture com o molho de soja, açúcar mascavo, arroz e vinagre de vinho para fazer um molho asiático de espetos de frango.

Aveia

Mantém o colesterol sob controle, ajuda a combater doenças cardíacas, e irá mantém-lo cheio até o almoço, graças à sua fibra solúvel.
Tente isto: Para uma refeição saborosa, coloque aveia cozida com azeite e polvilhe com o parmesão.

Quinoa

Pode cozinhar como um grão, mas a quinoa é realmente uma planta herbácea.
É uma proteína completa, o que significa que contém todos os nove aminoácidos essenciais, e oferece a mesma energia e saciedade que se obtém na carne, sem a gordura e colesterol.
Tente isto: Misture o suco de limão fresco em quinoa cozida. Ou tente temperar colocando no bacalhau com brócolis.

Leite Desnatado

Ele oferece nutrientes essenciais: cálcio, vitaminas do complexo B que ajudam a função neurológica, vitamina D, um lutador de câncer potencial.
Tente o seguinte: Se você quer fazer um lanche regular no seu café da manhã, aqueça um copo de leite desnatado com uma pitada de baunilha e canela em pó. Ou faça um cappuccino sem açúcar.

Amêndoas

Ela contém ácidos graxos monoinsaturados, o que faz com que os vasos sanguíneos permaneçam saudáveis.
As fibras vegetais ajudam a diminuir o colesterol.
Tente isto: Coloque amêndoas picadas junto de cereais, juntamente com passas ou groselhas secas. Outra opção é colocar na sua massa com queijo parmesão.

Lentilhas

Uma potência de proteína, estes são ricos em ácido fólico, um nutriente que pode prevenir certos defeitos de nascença.
Tente isto: Lentilhas cozidas com azeite extra-virgem de oliva, vinagre de vinho tinto, aipo picado, e tomilho fresco.
Sirva sobre saladas verdes.

Mirtilos

Ricos em fibra, esta fruta é uma das mais ricas em antioxidantes.
Tente isto: Sirva sobre o iogurte com uma pitada de cardamomo em pó ou tente preparar em um suco.

Trigo triturado

Feito a partir de trigo que foi cozido no vapor, seco e rachado, este oferece mais fibra do que o arroz integral, além de obter um impulso de potássio, vitaminas do complexo B e cálcio.
Tente isto: Cozinhe o trigo como se fosse farinha de aveia. Cubra com mel e nozes picadas para o café da manhã ou um lanche saudável. Ou tente uma salada de tabule com tomate e pepino.

Ovos

Os brancos oferecem proteína com mínimas calorias e zero de gordura ou colesterol.
As gemas dos ovos têm uma má reputação, mas não jogue fora, elas são ricas em vitamina B12 e vitamina A e contém colina, um nutriente que é particularmente importante para as mulheres grávidas.
Tente isto: Faça um sanduíche com pão integral, fatias de ovos cozidos, tomates, azeitonas, anchovas, cebola vermelha, e um fio de azeite. Ou tente bife com ovos e tomates.

Sardinhas

Este peixe é rico em proteínas e tem um gosto adquirido para alguns, mas vale totalmente a pena.
Com as vitaminas D e B12, que também é uma excelente fonte de ácidos gordos de cálcio e de ómega-3.
Tente isto: Atire sardinhas picadas em uma salada de pepinos, tomates e salsa fresca.

Espinafre

Você vai se encher de ferro (ótimo para um cabelo saudável), de mais folato e pelo menos uma dúzia de flavonóides que são carregados com antioxidantes.
Tente isto: Misture um punhado de espinafre em seu suco de frutas favorito ou rechear em carnes.

Kiwi

Esta fruta contém o dobro da quantidade de vitamina C que a laranja e o dobro de potássio, quase tanto como uma banana.
Tente isto: corte em fatias finas, em seguida, regue com mel e polvilhe com coco sem açúcar tostado.

Salmão selvagem

Seus ácidos graxos ômega-3 podem melhorar seu humor e manter sua pele brilhante.
Tente isto: Salmão grelhado com mostarda ou salada de batata.

 Óleo de Oliva Extra Virgem

Uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas.
Quando usado com moderação, esta especiaria mediterrânica e saborosa pode até mesmo reduzir o risco de doença cardíaca.
Tente isto: suavemente aqueça o azeite com ervas frescas (como alecrim e tomilho). Jogue um fio de azeite em massas, vegetais cozinhados, ou sanduíches no lugar de maionese.

Peito de frango (Desossado e Sem Pele)

Uma boa refeição para jantar, a parte mais magra da ave: Metade de um peito tem apenas 2,5 gramas de gordura e mais de 22 gramas de proteína.
Tente isto: frango cozido com azeite, uvas passas, caril em pó e suco de limão fresco. Outra opção, peito de frango desfiado com salada de tomate.

Couve

O uso destas folhas verdes: cargas de vitamina C, beta-caroteno, cálcio e antioxidantes.
Couve é uma boa fonte de luteína, um nutriente amigo do olho que pode retardar a degeneração ocular em mais de 40 por cento.
Tente isto: faça chips de couve, rasgando as folhas em pedaços e jogando com azeite, sal e pimenta. Espalhe em uma assadeira e leve ao forno até ficar crocante, de 20 a 30 minutos. Ou tente quinoa com cogumelos, couve e batatas doces.

Abacates

Você terá quase 20 por cento de sua dose diária de fibras em meia xícara de abacate, além de abaixar o colesterol e gorduras monoinsaturadas.
Tente isto: Para uma refeição, coma metade de um abacate, regue com o molho de soja e suco de limão fresco, polvilhe com sementes de gergelim torradas. Ou faça uma salada de espinafre com abacate e pimenta.

Feijões

Um alimento essencial, estes foram encontrados para ser um dos alimentos mais ricos em antioxidantes.
Tente isto: faça uma rápida salada com feijão, azeite, suco de limão fresco e coentro fresco. Ou tente fazer um chilli.

Batatas Doces

Quanto mais escura a cor, mais rico estes tubérculos estão em antioxidante beta-caroteno.
Tente isto: Para uma refeição, cozinhe no vapor batata doce e maçãs. Faça um purê com adição de xarope de bordo e pimenta vermelha esmagada. Fica muito bom também assar a carne com as batatas doces.

Acelga

Ricos em nutrientes como cálcio, vitaminas do complexo B e beta-caroteno, são combustíveis verdes para seu corpo com uma boa quantidade de fibra.
Tente isto: Refogue acelga picada com alho fatiado, em seguida, misture com a massa de grãos inteiros e passas. Ou tente acelga com grão de bico e cuscuz.

Edamame

Estas vagens contém mais fibra por porção do que cereais integrais e têm a mesma quantidade de proteína como um peru assado.
Tente isto: Purê de edamame cozidos com alho, azeite e suco de limão fresco para tipo de um homus. Outra opção é fazer frango com molho xadrez e edamame.

Abóbora

Rica em antioxidantes que mantém a pele saudável.
O potássio presente ajuda a baixar a pressão arterial.
Tente isto: Descasque, corte em pedaços e asse com azeite e raminhos de tomilho fresco, ou tente uma sopa de abóbora.

Brócolis

A vitamina C presente em meia xícara de brócolis cozidos satisfaz 80 por cento da dose diária recomendada.
É também uma importante fonte de vitamina K, que ajuda na coagulação do sangue adequadamente.
Tente isto: Misture com azeite, alho e pimenta vermelha esmagada. Polvilhe com o parmesão ralado antes de servir. Ou tente costeletas de porco com alho e brócolis.



Para ter boa saúde é importante ter um peso saudável, por isso os melhores alimentos para saúde selecionados são naturais e ajudam no controle do peso.

Mas se você está acima do peso e necessita perder barriga rápido é importante consumir os alimentos com moderação e em pequenas porções, por isso use os alimentos na quantidade recomendada na sua dieta.

Todo mundo sabe que água é o melhor alimento para a saúde, o que muita gente não sabe é que a água é importante para o emagrecimento. Assista agora ao vídeo da dieta da água e descubra como a água pode ajudar você a perder peso e ter mais saúde.


Fonte: Rosi Feliciano

Um comentário :

  1. Dia Mundial da Saúde é um dia para conscientizar a todos, saúde é essencial para que tenhamos uma vida mais feliz, parabéns pela iniciativa do blog de exaltar esse dia. #Rosi Feliciano

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