segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Comidas regionais - Belém - Pará


Em Belém, as comidas regionais giram em torno do peixe. Conheci por lá o peixe chamado filhote. Muito usado na culinária regional e preparado de diversas formas.

Esse é o peixe que mais comi por lá, o filhote ou piraíba. Ele é um peixe de couro e pode chegar a pesar 300kg, os até 60kg são chamados de filhote. É muito usado na culinária regional. Comi e gostei muito!
Servido na maioria dos restaurantes, inclusive em Buffet Self Service.


Num dos restaurantes mais antigos da cidade, o Avenida, fui provar o filhote preparado com castanhas, arroz de jambú e camarões regionais. Uma delícia!


No restaurante Lá em Casa, que fica dentro da Estação das Docas, comi uma deliciosa caldeirada de filhote, acompanhada do maravilhoso suco de Taperebá, ou cajá.




Ao lado do Mercado Ver-o-Peso, fica um enorme pavilhão, coberto com lona, onde há várias lanchonetes improvisadas, e lá servem o famoso peixe frito com açaí. O açaí é bem líquido (suco) e bem amargo, aí você tem que adoçar ou colocar farinha de mandioca e fazer um pirão gelado. Eu provei...o peixe que comi era filé de dourada, muito bom, mas o açaí, confesso que prefiro o nosso aqui batido com banana e cereais.







Também na Estação das Docas, tive a oportunidade de conhecer uma cervejaria e lá, além das cervejas vários petiscos diferentes.


Cervejaria Amazon


Chopp


Linguiça em metro, uma delícia!



Palmito assado.


Não poderia deixar de mencionar aqui os meus favoritos como a tapioca, os bolos regionais de tapioca e taperebá e o suco delicioso de taperebá.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...