segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Natal e suas tradições


Bom, como todos sabemos, dia 25 de dezembro comemoramos o nascimento de Jesus, um feriado cristão.

Embora estudos revelem que a data de nascimento nunca fora definida, somente no século IV que 25 de dezembro ficou estabelecido como a data oficial da comemoração. Na Roma antiga, essa data era comemorada como o início do inverno.

Desde então, a data oficial passou a ser o 25 de dezembro.
Neste domingo, dia 01/12/2013, iniciou o primeiro domingo do Advento, dia de montar a árvore. O Advento é o tempo que corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Árvore de Natal

A maioria das pessoas monta árvores em suas casas para simbolizar o Natal. Acredita-se que esta tradição iniciou-se em 1530, na Alemanha, quando Martinho Lutero caminhava pela floresta e impressionado com a neve sobre elas, resolveu em casa montar alguns galhos. Para simbolizar a neve usou algodão e para as estrelas do céu, usou velas.
As árvores, além de decorar, representam alegria paz e esperança.



Presépio

Este teve origem no século XIII, com São Francisco de Assis, que mostra o cenário do nascimento de Jesus Cristo e a chegada dos reis Magos, trazendo os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino.



Papai Noel

Esse surgiu na Turquia em 280 d.C, quando um bispo velhinho costumava deixar saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas de pessoas necessitadas.
Após várias pessoas confirmarem, inclusive milagres por este bispo, foi nomeado santo com o nome de São Nicolau, na Alemanha.

Por isso nos Estados Unidos é chamado de Santa Claus, no Brasil Papai Noel, na Alemanha Weinachtsmann e em Portugal Pai Natal.

Até o final do século XIX, Papai Noel era representado por um velhinho vestido com roupa marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast, criou uma nova imagem ao bom velhinho, vestindo-o de vermelho, branco, cinto e botas pretas, permanecendo assim até os dias atuais.


Desejo um bom Natal para todos e que traga muita paz e alegria no coração!!
Feliz Natal!! Ho ho ho!

Minha página no Facebook:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...