segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Pontos turísticos e praias de Florianópolis/SC - parte 2


Outro dia postei alguns pontos turísticos e praias de Florianópolis, abrangendo praticamente as praias do norte da ilha e desta vez quero falar um pouco sobre as praias do Sul da Ilha e seus pontos favoritos.
Como são 42 praias, impossível mostrar tudo num post só, o que me fez fazer a parte 1 e parte 2.
Bom, vamos então às praias do Sul da Ilha.

Saindo do centro em direção ao aeroporto, estaremos nos dirigindo às praias do Sul da Ilha que são Campeche, Ilha do Campeche, Morro das Pedras, Armação, Matadeiro, Pântano do Sul, Lagoinha do Leste, Açores, Solidão, Naufragados, Caieira da Barra Sul, Ribeirão da Ilha e Tapera.
São muitas e, confesso, ainda não conheço todas...

A praia do Campeche fica entre a Joaquina e o Morro das Pedras e possui 3,5 km de extensão. Suas ondas são bem atrativas para os surfistas. Alguns a chamam de Riozinho, que acabou virando um point na praia.


Ilha do Campeche é a que se vê exatamente na foto acima. Para chegar lá é necessário ir de barco que sai da Praia da Armação, Pântano do Sul e Barra da Lagoa. A Ilha está sob os cuidados da Associação Couto de Magalhães, que trabalha pela preservação do lugar.


Praia do Morro das Pedras, é uma praia com ondas bem fortes e areia grossa, as ondas batendo nos pedrões forma um belo espetáculo. Nessa praia costumam aparecer as baleias e os golfinhos. Nesse local há uma casa de pedra dos padres jesuítas que pode ser usado como mirante para belas fotos. A vista do alto é incrível.


Vista do alto em frente à casa de pedra dos padres jesuítas




Praia da Armação é bem tranquila, núcleo de pescadores artesanais vivem no local. Há vários restaurantes e a igreja de 1772.



Praia do Matadeiro você só chega a pé, é um convite para os apreciadores da natureza.


Para chegar à praia da Lagoinha do Leste, você tem que ir por uma trilha que sai de Pântano do Sul, que dura cerca de 1 hora de chão pedregoso e irregular. Mas o visual e o banho compensam a longa caminhada.


Pântano do Sul é uma praia de mar aberto, um pouco agitado e com pescadores.




Para almoçar e jantar recomendo o Bar e Restaurante do Arante, onde as pessoas deixem bilhetes espalhados pelas paredes do restaurante. O restaurante é grande com vários ambientes, inclusive um bem reservado com vista para o mar.






Vista


A praia dos Açores fica distante 2 km do centro de Pântano do Sul, o acesso é todo asfaltado e as ruas laterais calçadas.


Praia da Solidão, um paraíso quase intocado. Para chegar lá ou você sobe algumas ladeira inclinadas de carro ou a pé.


Praia dos Naufragados é uma praia de mar aberto e areia grossa, ideal para quem gosta de acampar e pescar nos costões. O acesso é por trilha ou aluguel de barco na praia da Caieira da Barra Sul.


Da praia da Caieira da Barra Sul é que saem os barcos para a praia de Naufragados . Sua faixa de areia é estreita e sem estrutura de bares e restaurantes.


Praia do Ribeirão da Ilha, foi uma das primeiras comunidades de Santa Catarina, no século XVI. Possui casas antigas da colonização portuguesa, açoriana. Suas praias são de águas tranquilas e areia grossa.
Possui igreja e museu que possuem documentos que contam um pouco da história da região.

Ribeirão da Ilha, famosa por seus restaurantes de frutos do mar, pois produz-se muita ostra e marisco no local.
Recomendo os restaurantes Porto do Contrato, Rancho Açoriano e Ostradamus.




Praia da Tapera fica próxima ao aeroporto e é bem pequena, com menos de 1 km. Ideal para ir com crianças. É bastante disputada.


Minha página no Facebook:

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...